terça-feira, 20 de novembro de 2007

País de Merdas (exceto nós e os nossos, etc...)

Moro num País que é governado por mafiosos e corruptos. Um País que solta bandidos porque juízes, desembargadores e ministros são comprados, vendem sentenças, vendem as nossas vidas de cidadãos comuns. País onde as leis são feitas pelos representantes do mal, eles próprios bandidos, escondidos atrás da imunidade parlamentar. Um País de cordeiros, pobres cordeiros, de educação limitada pelos interesses dos que dominam, dos que exploram, dos que se elegem trocando votos por bolsas pagas com o nosso próprio dinheiro. Um País onde morrem inocentes todos os dias, num replay macabro, tombando nos mesmos lugares, alvejados pelos mesmos marginais que usufruem mais liberdade que o cidadão comum, porque compram a própria imunidade nas mãos dos que deveriam combatê-los. Um País que assiste, estupefato mas preguiçosamente, bandos de assaltantes ocupando o governo, drenando nossos recursos, enriquecendo descaradamente diante do nosso manso e distraído horror...

Neste País que vivo morreram ontem muitas pessoas. Duas dessas mortes ocuparam os noticiários da TV: um noivo, italiano, que comemorava o casamento próximo com alguns dias de férias no Rio de Janeiro; uma jovem, ex-noiva de um desequilibrado perigoso solto após seqüestrá-la já uma vez. Penso nos familiares, nas pessoas que os amavam, na impossibilidade de se entender e aceitar tragédias tão imensamente horrendas, no vazio que se segue, no sentimento de impotência, na dificuldade de se enxergar qualquer horizonte. Penso e choro, por estes e pelos tantos mais, enquanto rezo e rogo pela nossa sorte.

Chorar e escrever são nada diante da estatura dessas tragédias. Queria poder fazer algo mais. Queria ter mais fé, mais coragem, mais decisão. Ou morar num País que me respeitasse como cidadão, me desse segurança e coibisse a corrupção. Será que a melhor saída para isso tudo continua a ser o aeroporto do Galeão?

2 comentários:

Nah disse...

Grande post.

Nah disse...

Ahh esqueci do beijo...